30/05 19:06

SEJAP lança projeto “Raiar da Liberdade” na CCPJ de Imperatriz



O diretor da Bodim, José Lourenço, a Juíza Samira Barros Helluy,
o  Adjunto de Justiça Ribamar Cardoso, Secretário Sergio Tamer e o
promotor Domingos Eduardo durante reunião em Imperatriz .

A Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária lançou neste mês em Imperatriz o projeto “ Raiar da Liberdade” fruto de uma parceria entre a Sejap, 5ª vara Criminal e a empresa Bodim Bicicletas.  A iniciativa possibilita que apenados do regime fechado da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) tenham acesso à capacitação profissional em montagem e manutenção de aros e rodas de bicicleta.

A coordenadora de Assistência Laborterápica da Sejap, Alice Magalhães explica que um estudo psicossocial selecionou os internos com base em critérios necessários para o desempenho das atividades. Inicialmente 4 reeducandos participam desta fase do projeto que vai garantir remuneração por cada peça produzida. “Estamos capacitando nossos apenados para que eles sejam multiplicadores de conhecimento. Eles recebem uma quantia por peça produzida, podendo desta forma, contribuir com a renda de suas famílias mesmo durante o cumprimento da sentença” afirmou.

O Secretário Adjunto da Justiça e da Administração Penitenciária, Ribamar Cardoso Lima, disse que o projeto prepara o apenado para o retorno ao convívio em sociedade. Ele explica ainda que para cada três dias de trabalho, um dia será diminuído no cumprimento da sentença e que a 5ª Vara Criminal realizará um acompanhamento para garantir o benefício. “Em uma ação com a Juíza Samira Barros Helluy vamos acompanhar a sentença de cada interno, para que o benefício da remissão de pena seja garantido aos participantes do projeto” revela o adjunto.

 

Segundo o gerente de marketing da Bodim Bicicletas, Roberto Barros, em apenas dois dias de capacitação foram produzidas 100 rodas prontas para montagem final. Ele disse que todas as peças produzidas durante esta semana já foram vendidas e que ao final de 30 dias o interno receberá da empresa em conta bancária administrada pela família, o valor correspondente a produção do mês. “A Bodim acredita na força do trabalho e desenvolve com satisfação esta parceria com a Sejap e a 5ª Vara Criminal de Imperatriz.

De acordo com o Secretário da Justiça e da Administração Penitenciária, Sergio Tamer, a Sejap tem atendido a um plano de ressocialização que busca ampliar as ações de reintegração por meio de capacitação profissional e parcerias com instituições privadas que compreendam a importância da causa. Ele destaca o início das atividades como um novo momento do sistema prisional no estado. “O sistema carcerário do Maranhão começa a viver outra realidade. Com o apoio da governadora Roseana Sarney já iniciamos amplas reformas nas unidades prisionais para revitalizar espaços e desta forma garantir capacitação profissional, assistência jurídica e educação aos apenados de todo o Estado” afirmou.

A Juíza da 5ª Vara Criminal, Samira Barros Helluy, elogiou o empenho da Sejap em mudar a realidade do sistema Prisional do Estado. “O secretário Sergio Tamer e toda a equipe da secretaria têm promovido mudanças significativas no cenário prisional local. Já garantimos uma nova estrutura para o albergue e agora contamos com um programa de ressocialização em Imperatriz” enfatizou.

São Luís – A parceria firmada entre Sejap e as Lavanderia Lavatec está possibilitando que apenadas do regime semi-aberto da Penitenciária Feminina (Crisma) sejam inseridas no mercado de trabalho.  Cumprindo carga horária de 40 horas semanais, elas recebem ¾ do salário mínimo comercial, auxílio transporte e alimentação durante os doze meses de duração do projeto.

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização