30/06 7:07

Governo avança na construção de galpões multiuso para oficinas de trabalho no Complexo Penitenciário SL

DSC_7497

Estão aceleradas as obras de construção dos três galpões multiuso no Complexo Penitenciário São Luís, bairro Pedrinhas. As estruturas comportarão oficinas de trabalho e ações educacionais para pessoas presas no Maranhão.

“São espaços projetados com foco em linhas de produção de qualidade. Será mais um importante avanço do Governo nas ações de reintegração social”, destaca o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira.

DSC_7403

Atualmente, a gestão prisional tem mais de 2.700 pessoas presas inseridas em atividades de trabalho no sistema prisional do estado. São 136 oficinas criadas pelo Governo, em quatro anos e meio, que funcionam dentro e fora de Unidades Prisionais.

“Há frentes de trabalho que exigem mais espaço, como a fábrica de blocos de concreto, que fornece mais de 1 milhão de peças, por ano, ao Programa Rua Digna. Os galpões servirão para oficinas menores, porém, de grande impacto econômico”, explica Murilo.

Nos galpões irão funcionar malharias, serigrafias, lavanderia, serralheria, fábrica de chinelos, vassouras, material de limpeza, dentre outras. A marcenaria, que hoje funciona na sede da Seap, na Vila Palmeira, também será levada para um dos galpões.

DSC_7506

“Estamos seguindo as orientações do Governo Federal, pelo Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (PROCAP), para que os galpões ofereçam, no mesmo espaço, o aprendizado teórico e prático”, completa o titular da Seap.

Os galpões multiuso do Complexo Penitenciário têm, em média, 525 m², cada; e devem ser inaugurados nos próximos meses. A meta inicial da Seap é ultrapassar a marca de 3 mil internos trabalhando em Unidades Prisionais e APAC’s em todo o Maranhão.

galeria de fotos

Texto: Saulo Maclean
Fotos: Clayton Monteles

———————————————-

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização