‘Orquestra de Violões-Tocando a Vida’ se apresenta no Natal de Todos Nós

Apresentação da orquestra Tocando a Vida

A ‘Orquestra de Violões – Tocando a Vida’ formada por internos do sistema prisional foi uma das atrações da programação do Natal do Maranhão na quinta-feira (26), na Praça D. Pedro II, Centro Histórico de São Luís.
A orquestra de violões é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio da supervisão de Assistência Religiosa, que busca incentivar a ressocialização dos reeducandos através do estudo da música.

Internos realizam apresentação no Natal do MA
Nesta segunda apresentação, eles animaram ao público presente com canções já consagradas e também com músicas festivas do período natalino.
Toda a apresentação foi acompanhada de perto pelo secretário de Administração Penitenciária Murilo Andrade. “Com este espírito de Natal também estamos mostrando à população de São Luís, que os internos do sistema prisional podem oferecer um momento de lazer com boa música, além deles perceberem que são capazes de vencer novos desafios, o que servirá de motivação para a construção de uma nova vida”, disse.
Através do projeto, 17 internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPSL 1) e (UPSL 2), e da Unidade Prisional Feminina (UPFEM), aprenderam a tocar instrumentos de corda, e desde o mês de fevereiro participam de aulas práticas e teóricas.

Equipe da SEAP com os internos da orquestra
Todo o esforço e dedicação durante as aulas foi recompensado com o espetáculo. Assim, disse o reeducando Odailson Almeida de Sousa, de 48 anos. “Estamos tendo uma nova oportunidade de aprender, ter novos conhecimentos, além da música trazer inúmeros benefícios”, contou.
O reconhecimento veio através das palmas e vibração dos expectadores. Os internos agradeceram ao carinho com a entrega de panetones que foram produzidos por internas, que trabalham na panificação instalada na Unidade Prisional Feminina (UPFEM).

________