Governo fecha 2019 com aumento de 200% no quantitativo de parcerias para inserir internos em frentes de trabalho

Internos do sistema prisional trabalhando na fabricação de blocos de concreto

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), firmou, em 2019, um total de 18 convênios com empresas, secretarias e prefeituras para inserir detentos em ações de trabalho. Esse número representa um aumento de 200% quando comparado com 2018, onde teve apenas 6 parcerias fechadas.

Na ultima quarta-feira (8), mais 63 internos foram beneficiados com a parceria formalizada com a prefeitura de Matinha, resultando, assim, no aproveitamento da mão de obra carcerária para a fabricação de cerca de 300 cadeiras escolares e blocos de concreto para pavimentação de ruas.

Interno trabalhando na revitalização de escola pública

“Em 2019 alcançamos o nosso objetivo de expandir as parcerias entre o Governo do Estado e as instituições públicas que acreditam na nossa proposta que é de ressocializar os internos através de ações que oportunizem a qualificação profissional”, afirma o secretário da Seap, Murilo Andrade.

Com estes 18 convênios, a Seap, em apenas um ano, aumentou três vezes o número de internos que efetivamente trabalham. Em 2019 foram 216 presos inseridos em uma das 14 frentes de trabalho, o que corresponde ao aumento de 332% de custodiados executando alguma atividade laboral, tendo em vista que o ano de 2018 fechou com o total de 50 custodiados trabalhando.

Trabalho com Dignidade

Internos trabalhando na produção de carteiras escolares

O programa ‘Trabalho com Dignidade’ é uma iniciativa da Seap que objetiva a ressocialização da pessoa presa através da capacitação e profissionalização.

Dentre os trabalhos, os presos desenvolvem serviços nas áreas de fabricação de blocos de concreto para pavimentação de ruas, com redução dos custos em mais de 35% em comparação ao valor praticado no mercado.

Outra economia de mais de 30% de custos é na revitalização de órgãos e espaços públicos, como escolas e praças, com serviços de pintura, calçamento, alvenaria, instalações elétrica e hidráulica, capina, retelhamento e jardinagem.

Na fabricação de móveis planejados para mobiliar ambientes de escritório, o corte de gastos é em torno de 64% por cada móvel produzido.

Texto: Camilla Andrade

Fotos: Clayton Monteles