26/01 7:30

Mais de 540 detentos do MA alcançam pontuação suficiente para concorrer a vagas no Ensino Superior

Aulão com os internos que participaram do Enem PPL

O incentivo na educação prisional, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Supervisão de Educação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), resultou em um expressivo número de internos que obtiveram uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Dos 947 custodiados que fizeram a prova, 57,44%, ou seja, 544 internos, obtiveram pontuação suficiente para pleitear uma vaga no Ensino Técnico, Superior ou a bolsa de estudo em universidades particulares. Em 2018, 841 realizaram a prova e, desse total, 431 custodiados, ou seja, 51,24%, puderam concorrer a uma vaga.

“A ressocialização não acontece apenas quando o custodiado sai do sistema, mas ocorre ainda no próprio sistema. Agora, eles estão tendo a oportunidade de serem preparados e de se qualificarem enquanto cumprem suas penas e o resultado no Enem PPL mostra que estamos no caminho certo”, destaca o secretário da Seap, Murilo Andrade.

Internos participam de aula pelo programa 'Eu Escolhi Estudar' desenvolvido pela Seap

A participação de custodiados na prova do Enem, faz parte do projeto “Eu Escolhi Estudar”, implementado pela Seap com o objetivo de elevar o índice de escolaridade nas unidades penitenciárias, além de oportunizar aprendizado e qualificação.

Das 45 unidades que participaram das provas, as que obtiveram melhor desempenho foram a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Itapecuru e Timon, as Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR´s) de Carutapera, Colinas e Chapadinha, e a Unidade Prisional de Ressocialização São Luís (UPSL 4) no Complexo Penitenciário de São Luís, todas com mais de 90% no número de inscritos com bom desempenho nas provas.

Os 544 custodiados que obtiveram boas notas no exame realizaram as 4 provas, incluindo redação e as 90 questões de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

Os internos das 45 unidades participaram de aulas preparatórias para o Enem

Agora eles podem pleitear uma vaga no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no Sistema de Seleção Unificado (SiSu) ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Prouni).

“Desde o ano passado, a supervisão em educação focou em aulas que pudessem atender a necessidade dos internos que iriam realizar a prova, de modo que eles obtivessem boas notas e concorressem às vagas”, conta a supervisora de educação da Seap, Thabada Louise.

A preparação para realizar a prova e obter boas notas contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que cedeu professores para as aulas preparatórias. Iniciado no mês de junho, o programa contou com aulões, aplicação de simulados e testes vocacionais, estudo de línguas estrangeiras e acompanhamento do corpo pedagógico junto aos familiares dos internos.

Texto: Camilla Andrade

Fotos: Clayton Monteles

———————————————————————————————————

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização