23/02 8:18

Governo do Maranhão capacita e certifica mais de 8 mil servidores do sistema penitenciário em 2019

Curso de técnicas de algemação com foco na capacitação da rotina interna prisional

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), certificou, em 2019, nas mais diversas áreas, um total de 8.248 servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão. No ano de 2017, foram apenas 2.549 capacitações. A comparação corresponde a um aumento de 223% no número de servidores devidamente qualificados às rotinas administrativas e de segurança prisional.

Em 2019, os servidores participaram efetivamente de 68 cursos de capacitação, sendo tanto na modalidade de Educação a Distância (EaD) quanto presencial. Um total de 1.751 servidores cursou presencialmente, e 580 realizaram na modalidade EaD, o que totaliza a capacitação de 2.331 servidores prisionais.

“Seguimos a elaboração de cursos específicos de formação e qualificação periódica dos servidores de acordo com as recomendações do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), considerando a política do Governo do Estado de melhorias no sistema prisional”, destaca o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

Curso de Crimes Funcionais foi outra importante capacitação voltada aos servidores prisionais

Os servidores participaram dos seguintes cursos de capacitações: o I Encontro de Terapeutas Ocupacionais do Sistema Penitenciário do Maranhão, Treinamento em Noções Básicas de Gerenciamento de Processos de Negócios, I Curso de Crimes Funcionais, I Curso de Intendente de Armas e Defesa Pessoal para Mulheres.

Ainda foi disponibilizado aos servidores o curso de Excel Básico, o II Nivelamento da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária e Capacitação em Gestão de Frentes de Trabalho Externo. Na área de segurança foi ofertado curso de Algemação, Tonfa, Condução de Presos, Operador de Spark – Dispositivo Elétrico Incapacitante, Armamento e o de Tiro.

Servidores recebem capacitação em curso de Excel Básico

Também foram ofertados os Cursos de Escolta Tática, Patrulha Penitenciária em Áreas Rurais’, Rotinas Penitenciárias, o de Formação de Agente Estadual de Execução Penal, Crimes Funcionais, entre outros. Essas capacitações resultaram no aprimoramento, nessas áreas, de mais 5.917 servidores, totalizando, assim, na devida qualificação de 8.248 servidores.

Os cursos são voltados aos servidores tanto da área administrativa quanto da segurança, bem como aos quase 3 mil servidores que atuam na guarda-prisional, a Supervisão de Segurança Externa e Interna (SSE), o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), e com o objetivo aprimorar e dinamizar as ações de segurança interna e externa prisional.

Servidores do sistema prisional recebem orientação durante curso de capacitação

Ensino Superior

Incentivando também o ingresso dos servidores no Ensino Superior, a Seap iniciou convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para especialização latu-sensu na área de gestão prisional, o que possibilita a formação inicial de 200 servidores.

Texto: Camilla Andrade

Fotos: Clayton Monteles

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização