Recuperandos da Apac de Viana trabalham na pavimentação de cinco ruas do município

Os recuperandos já pavimentaram as ruas José Carneiro e Isidorio Pinto.

O trabalho de 21 recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Viana está recuperando cinco ruas da cidade. A ação, fruto de parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com a Prefeitura Municipal de Viana, objetiva a efetiva reinserção social da Pessoa Privada de Liberdade (PPL).

Com a parceria, os recuperandos estão realizando a pavimentação da Rua do Sol, no bairro Vila Zizi, Zona Rural da cidade. A obra utiliza uma média de 6 mil blocos de concreto, que são produzidos pelos próprios internos na fábrica que funciona na Apac. Ao todo, serão recuperados cerca de 110 metros de rua.

O trabalho, que vem sendo realizado desde o mês de dezembro, já concluiu o recapeamento das ruas José Carneiro e Isidorio Pinto. Até março, serão finalizadas mais duas ruas, beneficiando cerca de 300 famílias no bairro.

Duas ruas do bairro já foram pavimentadas pelos reeducandos.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, esta parceria é a continuidade das oportunidades que são oferecidas aos reeducandos.

“Esta parceria, além de beneficiar os reeducandos, contribui para ajudar a sociedade que ganha muito com a recuperação das ruas. A nossa proposta é tornar a mão de obra carcerária cada vez mais útil no Maranhão”, destaca Murilo Andrade.

O benefício à comunidade é confirmado pela moradora da Rua Isidorio Pinto, a dona de casa Sofia Chagas Costa.

‘A mudança para nós chegou após 30 anos de espera. Hoje, graças a essa importante iniciativa, temos uma nova rua, o que faz toda a diferença principalmente no inverno quando as rua era invadida por lama e agora é outra realidade”, comemora ela.

Mais

As ruas pavimentadas pelos recuperandos são fruto do trabalho de ressocialização desenvolvido pela Seap

Os bloquetes utilizados nas ruas são fabricados por 13 recuperandos que trabalham na fábrica de blocos instalada dentro da Apac. Lá, eles fabricam uma média de 7 mil blocos por mês.

Moradores falam da importância do trabalho de recuperandos para o município

Para a recuperação das ruas, os internos participam de todo o processo de execução, que vai desde a colocação do meio fio, terraplanagem, colocação dos blocos e cobertura com a massa de cimento na finalização.

TEXTO: Camilla Andrade

FOTO: Clayton Monteles