05/04 7:00

Ações de prevenção ao Coronavírus continuam sendo intensificadas no sistema penitenciário do Maranhão

Internos recebem orientação e tiram dúvidas com proffisionais de saúde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), segue intensificando as medidas preventivas de saúde e sanitárias contra o Coronavírus (Covid-19) e a gripe H1N1, nas 45 unidades penitenciárias do Maranhão.

Dentre as ações foram priorizadas, diariamente, a realização de busca ativa na prevenção da tuberculose. A medida pretende identificar os internos com algum sintoma e assim tratá-los de maneira mais efetiva, visto que aqueles identificados como sintomáticos respiratórios se tornam mais vulneráveis diante de um quadro de contaminação pelo Covid-19.

As medidas adotadas priorizam a saúde dos internos e segue as recomendações tanto do Governo do Estado, quanto dos órgãos de saúde nacionais e internacionais.

“Todas as ações continuam a ser realizadas de maneira intensificada, priorizando tanto a saúde dos servidores, quanto dos internos e buscando, de forma preventiva, fomentar os trabalhos com foco no enfrentamento ao coronavírus e a gripe H1N1 no ambiente prisional”, destaca o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Além disso, continua a serem realizados nas unidades os diagnósticos clínicos e triagem em busca de pessoas que possam apresentar sintomas de gripe, tosse, ou mudança na temperatura.

Equipe de saúde realiza atendimentos a internos como aferiçção de pressão
Outro protocolo de rotina no esforço do combate ao vírus, tem sido a higienização pessoal, assepsia e desinfecção das áreas comuns com o uso de hipoclorito de sódio em corredores, pátios, celas e pavilhões, nas unidades prisionais.

Ainda para manter os padrões, a Supervisão de Saúde da Seap deve iniciar, nos próximos dias, treinamento voltado aos agentes de segurança, que lidam diretamente com os custodiados. O objetivo é que eles sejam capacitados e possam ser multiplicadores em suas unidades penitenciárias, quanto aos cuidados e prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

Visitas

Como forma de potencializar as ações de prevenção ao Covid-19 no sistema prisional do Maranhão, as visitas sociais permanecem suspensas por tempo indeterminado. A medida busca priorizar a saúde tanto dos servidores quanto dos internos, contribuindo para que um fluxo menor de pessoas circule no ambiente prisional evitando, assim, possíveis aglomerações.

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização