Internos concluem obra de reforma da nova sede da Central de Inquéritos de SL e do Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel

Uma das salas da Central de Inquéritos

Internos do sistema prisional do Maranhão concluíram, nesta semana, a reforma da nova sede da Central Integrada de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís ‘Desembargador Raimundo Everton de Paiva’, no bairro Outeiro da Cruz, e do Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel, na Cidade Operária. Todo o trabalho de revitalização dos prédios públicos, com utilização de mão de obra carcerária, faz parte das ações de reinserção social de custodiados desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Os serviços contaram com o envolvimento de 140 internos que estão inseridos no programa ‘Trabalho com Dignidade’, coordenado pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária e cujo intuito é de ofertar oportunidade de qualificação e profissionalização às Pessoas Privada de Liberdade (PPL).

O prédio foi todo reformado pelos internos.

“Na reforma do prédio da Central Integrada de Inquéritos e Custódia, por exemplo, contamos com 80 presos trabalhando diretamente em várias etapas da obra. Além de ter gerado uma economicidade de cerca de 30% ao Estado, contribuiu com os internos por meio da ressocialização”, afirma o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Readequação da estrutura, construção de 31 salas com estações de trabalho, reforma da recepção, copa e dos banheiros foram alguns serviços feitos pelos internos na revitalização da Central Integrada de Inquéritos e Custódia. A mobília do prédio, que conta com 124 móveis de escritório entre mesas, estações de trabalho, armários, e outros, também foi fabricada por 30 internos, que trabalham na fábrica de móveis instalada na sede da Seap, na Vila Palmeira.

C.E. Ignácio Rangel foi reformado pelos internos.

A obra do Centro Educa Mais Professor Ignácio Rangel contou com o trabalho de 60 presos na revitalização da escola, por meio de parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Com a entrega da obra, a escola passa a integrar mais um dos Centros Educa Mais e oferecerá educação integral aos alunos.

Os apenados ainda realizaram serviços de reforma civil e de instalação elétrica e hidráulica em 9 salas de aulas, 3 laboratórios, na cozinha, no depósito, na sala de multimídia, banheiros, quadra de esportes, e mais outras três salas do colégio.

TEXTO: Camilla Andrade

Fotos: Clayton Monteles