Cabines de desinfecção construídas por detentos beneficiam órgãos públicos do Maranhão

Cabine foi entregue ao Detran

40 Internos do Sistema Penitenciário do Maranhão estão construindo cabines de desinfecção e urnas de sanitização com lâmpadas UVC para o enfrentamento ao Covid-19 no ambiente prisional. O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Até o momento já foram produzidas, com a utilização de mão de obra carcerária, 15 cabines de desinfecção e 42 urnas de UVC. A meta é que sejam feitas mais 35 cabines ainda este mês. Os equipamentos de prevenção ao Coronavírus são desenvolvidos e supervisionados pela equipe técnica da Seap.

“A equipe técnica da Seap acompanha toda a construção dos equipamentos pelos internos. Nossa ideia é que as cabines possam atender aos órgãos estaduais e municipais, e que em cada unidade prisional seja instalada tanto a cabine como as caixas de UVC, equipamentos de proteção e prevenção ao Covid-19”, conta o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

Presidente do Procon recebe cabine da Seap

Cabines de desinfecção foram cedidas a órgãos públicos, como ao Instituto de Proteção ao Consumidor (Procon), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Prefeitura de Colinas, que estão utilizando o equipamento como procedimento de proteção ao vírus em suas respectivas unidades.

As cabines de desinfecção foram desenvolvidas pela equipe técnica da Seap que supervisionou todas as etapas de construção feita por 10 internos, que vão desde a fase da serralheria, pintura, instalação elétrica e hidráulica, finalizando com a montagem. Na oficina de marcenaria, foi realizada a confecção das 42 urnas com as lâmpadas UVC por 30 internos, que desenvolveram a montagem e instalação elétrica.

cabines de desinfecção

Os equipamentos produzidos pelos internos, já estão sendo utilizados na Portaria Unificada do Complexo Penitenciário de São Luís, e sendo distribuídos ao Centro de Triagem de São Luís (COCTS), a Penitenciária Regional de São Luís, bem como as demais unidades prisionais de ressocialização no interior do estado.

As caixas de UVC possuem a função de esterilizar objetos, por meio de lâmpadas ultravioletas, com capacidade em erradicar vírus, fungos e bactérias através da luz. As cabines realizam o mesmo objetivo, mas o procedimento é para desinfeccionar todo o corpo de quem passa pelo procedimento antes de ter acesso às unidades prisionais.

caixas uvc

Todo o processo de execução dos equipamentos foi criado e supervisionado pela equipe técnica da Seap, que desenvolveu um protótipo com baixo custo.

“É importante frisar que a construção dos equipamentos pelos internos possui uma economicidade bem maior do que se fosse adquirida no mercado, além de contribuir para a ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s)”, pontua Fabrício Ferreira Gomes, supervisor da unidade Gestora de Manutenção e Automação (UGMA).

—————————————————————————————————————-