08/07 10:34

SEAP orienta servidores sobre como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

A Seap neste momento de pandemia disponibiliza atendimento psicológicos aos servidores

A valorização do servidor penitenciário sempre foi uma das políticas mais fortes da gestão estadual e, nesse período de pandemia, não podia ser diferente. Para melhor acolher os servidores, principalmente na área da saúde mental, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) oferece diariamente o atendimento psicológico terapêutico, tanto presencial quanto online.

O Serviço de Assistência Biopsicossocial ao Servidor (ABS) organizou ainda recomendações sobre saúde mental. A iniciativa tem como foco disponibilizar Cartilha com ‘Orientações de como Manter a Saúde Mental’ em tempos de pandemia.

ACESSE AQUI A CARTILHA

O material foi elaborado com base nas orientações do Departamento de Saúde Mental da OMS como forma de prevenção e autocuidado nesse momento delicado que todos os servidores enfrentam.

“A cartilha foi desenvolvida para dar apoio aos servidores durante esse período, visto que podem surgir diversas emoções, e o material passa orientações de como agir nesse momento para que a pandemia seja enfrentada sem gerar danos ao bem-estar de todos”, disse a psicóloga da SEAP, Cinthia de Cássia Melo Cavalcante.

Psicóloga da Seap durante atendimento

A cartilha ainda repassa orientações aos servidores para manter a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida, pois os riscos de contaminação, a dificuldade em viver em isolamento social e as situações de luto podem ser gatilhos que acabam desencadeando sofrimento psicológico, estresse, ansiedade, transtornos mentais, depressão, episódios de pânico ou até mesmo o uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Dentre as orientações estão os cuidados com o excesso de informações sobre a Covid-19, a importância em manter uma rotina saudável no cotidiano, conectar-se com pessoas queridas, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas regulares, dicas de como manter a higiene do sono, aproveitamento do tempo livre para atividades prazerosas, ter empatia com o próximo, bem como a compaixão e gentileza com as pessoas infectadas.

Aponta-se ainda que os servidores podem buscar atendimento psicológico disponível no setor de Assistência Biopsicossocial ao Servidor (ABS) ou Suporte Psicossocial na rede estadual de saúde.

——————————————————————————————————————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização