09/07 16:47

Seap e empresas maranhenses recebem certificação do Depen por oportunizarem vagas de trabalho aos internos

Interno trabalhando na lavanderia, empresa que recebeu o selo, e que funciona no Complexo Penitenciário de São Luís

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e empresas parceiras foram certificadas com o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional. A honraria é dada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), aos setores que realizam trabalhos relevantes com foco na efetiva reinserção social de custodiados.

Além da Seap, foram contempladas com o Selo as empresas Lençóis Maranhense Lavanderia Industrial e a A. Araújo da Silva Comércio Eireli, por contratarem para seu quadro profissional pessoas privadas de liberdade, cumpridores de alternativas penais e egressos do sistema prisional, colaborando, assim, para a reintegração social dessas pessoas.

“O Selo Resgata é uma premiação nacional, em reconhecimento e também para dar visibilidade a essas empresas, que estão contribuindo para a reintegração social dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade”, conta o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

Empresa que usa mão de obra carcerária para produção de cadeiras também foi certificada

Para serem premiadas, as empresas cumprem requisitos como desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das pessoas em privação de liberdade e egressos e proporcionar ambiente de trabalho salubre e compatível com as condições físicas do preso trabalhador.

A oportunidade de trabalho contribui para a ressocialização e também para a dignidade, resgata a autoestima e dá condições para subsistência pessoal e de sua família. Neste 3° Ciclo, foram 432 instituições inscritas.

Texto: Camilla Andrade
Fotos: De arquivo / Clayton Monteles / Divulgação

————————————————————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização