09/08 8:00

Parceria Seap e Agem: 10 obras públicas são revitalizadas por internos do sistema prisional

Internos irão iniciar serviço de revitalização na Praça Alexandra Tavares, no bairro da Cidade Olímpica

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), segue com mais um convênio formalizado com a Agência Executiva Metropolitana (Agem), para a revitalização de 10 obras públicas na capital, com o uso da mão de obra carcerária. Destas 4 já foram entregues, e as demais seguem em execução ou prestes a serem reformadas.

Com a parceria, os internos devem iniciar a construção de 6 novas obras para à população de São Luís. Sendo elas, já em execução, a praça Alexandra Tavares no bairro da Cidade Olímpica. Em breve, iniciam novos serviços de reforma e revitalização, 1 praça no bairro da Vila Cascavel, 1 praça e 1 quadra de esportes no bairro da Estiva. E mais 2 praças, uma no bairro do Ipase e outra no bairro Vinhais.

As obras que estão sendo entregues tem beneficiado principalmente áreas mais carentes e que realmente estão sendo atendidas pelo Governo do Estado. “Este convênio é mais uma forma de levar lazer, aos bairros e também de oportunizar aos internos uma forma de aprenderem uma nova profissionalização, além de uma economicidade de 40% ao Estado na redução de custos”, disse o secretário da Seap, Murilo Andrade.

Internos trabalhando na obra da praça do Caratatiua

Com o convênio, 56 internos já foram inseridos em atividades de trabalho, com a utilização até agora de 33.652 blocos e meio-fio de concreto, para colocação de piso e calçamento. Todos os blocos foram produzidos pelos próprios internos nas 6 fábricas instaladas nas unidades prisionais de ressocialização, e em uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Com o convênio, o projeto é capitaneado pela Agência Executiva Metropolitana (Agem) para a construção de espaços de esporte e lazer, nos perímetros urbano e rural de São Luís. “A parceria é bastante positiva ao envolver o setor social e de infraestrutura, com a inclusão e aproveitamento do trabalho de internos e consequentemente de reestruturação das áreas urbanas”, disse o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Entregue na última semana, a praça Odorico de Matos no bairro do Caratatiua, foi reformada pelos internos

Os serviços de revitalização realizados com a parceria, já foram concluídas e entregues outras 4 obras. A praça Marechal Rondon, no bairro Outeiro da Cruz, a praça Odorico de Matos no bairro do Caratatiua, e duas escadarias no bairro da Floresta, próximo ao bairro da Liberdade.

As reformas realizadas pelos internos inclui serviços na área da construção civil, além de pintura, paisagismo e pavimentação, recuperação de calçamento com meio fio, colocação de degraus, bancos, canteiros, piso interno, entre outros.

————————————————————————————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização