16/08 8:00

Semana do Encarcerado realiza programação aos internos do sistema prisional

Subsecretário Rafael Velasco e demais gestores da Seap.

Os desafios do sistema penitenciário no enfrentamento da pandemia e os esforços para superação da crise na saúde marcam a programação da 21ª Semana do Encarcerado. Devido ao cenário do novo coronavírus, a abertura do evento foi transmitida pela internet, no canal do youtube do Governo do Estado e na TV Assembleia, na última quarta-feira (12).

De 17 a 21 de agosto, a programação segue nas 45 unidades prisionais de ressocialização com diversas atividades que incluem palestras, debates e ações com os apenados, seguindo os protocolos de saúde.

“Assim como a gestão teve de implementar várias ações em prevenção à Covid-19, também reinventamos a abertura em formato de vídeo e que foi transmitida pela internet. Assim como as ações que serão realizadas durante a semana nas unidades aos internos”, disse o secretário da SEAP, Murilo Andrade.

Nas unidades prisionais, os internos poderão participar de ações de saúde com atendimento, consultas médicas, exames e cobertura vacinal, atividades religiosas, rodas de conversas, apresentação de filmes e documentários, palestras e atendimento jurídico.

Internos que trabalham na fabricação de máscaras de proteção.

A abertura do evento contou com entrevistas de autoridades vinculadas ao cumprimento da execução penal em nosso Estado, e sobre os avanços, conquistas e ações na área prisional, a superação e reintegração social.

Um dos convidados foi o governador do Estado, Flávio Dino. “Termos avançado na implementação das políticas de educação e trabalho, esta é a essência do que temos aplicado à frente da SEAP, e estes êxitos estão sendo reconhecidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen)”, pontuou.

Inserção Social

Internos que trabalham na fábrica de móveis.

Ao longo de cinco anos, a gestão Flávio Dino alcançou importantes avanços na promoção de medidas para melhoria do sistema penitenciário e ressocialização dos apenados. As atividades de trabalho e estudo têm oportunizado aos internos condições para a devida inserção social, além de contribuir na remissão da pena.

O primeiro semestre deste ano já soma mais de 5,8 mil internos em estudo e mais de 4,6 mil em atividades de trabalho. Entre outros espaços, o sistema conta com lavanderia equipada e que garante ocupação para cerca de 30 apenados. A SEAP disponibiliza ainda fábricas de estofados com produção de 800 itens mensalmente; fábrica de móveis, e de malharias para confecção de máscaras de proteção contra o coronavírus.

____________________________________________________________________

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização