04/01 12:04

Governo do Maranhão, por meio da SEAP, encerra 2020 sem maiores intercorrências

segurança body scan

Em 2020, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) trabalhou para que o Sistema Penitenciário maranhense continuasse a ser destaque em várias áreas. Foi possível alcançar o primeiro lugar no percentual de presos trabalhando e estudando, como mostram os dados do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, e, prossegui trabalhando para que a segurança dentro das Unidades Prisionais, funcionasse de forma efetiva. Assim, finalizou o ano de 2020 sem ocorrências graves.

A segurança dentro do sistema prisional é um fator decisivo para seu bom funcionamento. E reconhecendo isso, a SEAP investiu em aquisição de novos aparatos marvóticos, tais como: armamentos, munições, equipamentos eletrônicos de inspeção corporal e ainda realizou através da sua Academia de Gestão Penitenciária – AGPEN, cursos de capacitação e reciclagem para que seus servidores pudessem operar os equipamentos. Os servidores também receberam treinamento de preparação para atuar na Força Tarefa de Intervenção Penitenciária – FTIP, curso ofertado pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

curso

“Fechamos o ano de 2020 com resultados positivos, frutos de muito trabalho e determinação. A expectativa é que próximo ano possamos continuar desempenhando um trabalho sem maiores intercorrências, aumentando o número de presos nas frentes de trabalho e capacitando, ainda mais, nossos servidores por meio de cursos específicos da área.” declarou Murilo Andrade, secretário da SEAP.

Ao longo do ano de 2020, que foi um ano atípico e cheio de desafios, onde a segurança teve que se adaptar aos novos procedimentos de combate ao novo Coronavírus, foram feitas 1741 revistas em todas as unidades prisionais. Ao que tange à portaria unificada, por onde passam todas as pessoas que desejam entrar no Complexo Penitenciário São Luís, seja os familiares dos internos, advogados, instituições religiosas, etc., foram feitas 34.104 revistas com o uso do Body Scan (equipamento de inspeção corporal).

ação

É responsabilidade da segurança penitenciária, dentre outras coisas, a gestão de alvarás que garante segurança e celeridade aos procedimentos de desligamento e transferências nas unidades prisionais pertencentes ao Sistema Penitenciário e também, emitir os alvarás dos presos que estão aptos ao trabalho, assim como a escolta dos mesmos nas frentes de trabalho externo.

———————————————————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização