Vice-governador Carlos Brandão visita galpões de trabalho do Complexo Penitenciário de São Luís

Foto Capa

Garantir capacitação profissional e oportunidade de um futuro melhor às pessoas privadas de liberdade. Esse é o objetivo das ações desenvolvidas nos galpões de trabalho, instalados no Complexo Penitenciário de São Luís e na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM). Nesses espaços, custodiados são capacitados e inseridos no processo de ressocialização, por meio do trabalho.

O vice-governador Carlos Brandão visitou, nesta sexta-feira (30), acompanhado do secretário de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade, as instalações desses galpões, onde funcionam: padaria, malharia, serigrafia, lavanderia, serralheria, marcenaria, fábrica de móveis, fabricação de blocos de concreto e meio-fio, dentre outras atividades.

“Uma visita muito especial. Conhecemos de perto, todo o trabalho que está sendo feito para a ressocialização dos internos e para atender as demandas do governo do Estado, a exemplo da confecção de fardamento escolar e a fabricação de blocos de concreto para obras do programa “Rua Digna”. Um modelo revolucionário para o Brasil, que valoriza e dá oportunidade para que essas pessoas, tenham um trabalho lá fora”, enfatizou o vice-governador.

Foto 2

O sistema penitenciário conta com 10 galpões nas unidades prisionais de ressocialização, e mais 14 estão sendo construídos. Os galpões são multiusos, que além das oficinas de trabalho são projetados com laboratórios para cursos e ambiente para ensino de Educação à Distância (EaD).

“Esse trabalho que vem sendo feito nas 46 unidades prisionais de ressocialização do Estado e nas 7 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), vai além do cumprimento da pena, os internos (as) aprendem uma profissão e ainda estudam, o que levou o Maranhão a obter em nível nacional o primeiro lugar em trabalho e educação”, disse o secretário da SEAP, Murilo Andrade.

DSC_3390

Nas malharias estão sendo produzidos pelos internos 350 mil uniformes escolares para alunos da rede estadual de ensino, que serão entregues neste primeiro semestre.

Até o final do ano, o sistema penitenciário contará com 100 fábricas de blocos sextavados em pleno funcionamento.

Na serralheria são recuperados 250 conjuntos de carteiras escolares por semana. A meta é recuperar 5 mil, neste primeiro semestre. E 1.250 já foram reformados e entregues para a Secretaria de Educação (Seduc), parceira no programa.

A interna Cícera Célia, integrante da Cooperativa Cuxá – projeto que reúne 41 custodiadas em atividades de costura e bordado -, falou com orgulho das atividades desenvolvidas pelo sistema prisional e agradeceu ao governo do Estado.

“Aqui, existiam mulheres que não sabiam ler e nem escrever e, hoje, elas sairão alfabetizadas. Onde que dentro de um sistema prisional, a educação é prioridade? Eu posso dizer que, agora, vivemos uma nova história. Pedrinhas não é o fim, mas sim, um novo começo”, declarou emocionada.

Fot