Policial Penal do Maranhão é uma das formandas do I Curso de Intervenção Tática no RN

Na última sexta-feira (12), foi realizada a solenidade de formatura do I Curso de Intervenção Tática (CIT) do Rio Grande do Norte.
A capacitação foi promovida por meio da parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), através da Força Tarefa de Intervenção Tática (FTIP), e da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Academia de Polícia Penal (ACADEPEN).
Dos 31 concluintes, 22 são do RN e os demais da Polícia Penal Federal e de diversos estados. Nesse sentido, o Maranhão foi muito bem representado. A Policial Penal Mahara Macedo foi uma das 3 mulheres formandas do curso e se tornou a primeira operadora feminina do estado com o CIT.

O curso tem o objetivo formar novos interventores prisionais com instruções teóricas e práticas a fim de formar a figura do novo operador. Contribuíram com as instruções, a PRF, o Batalhão de Policiamento de Choque da PM, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM, a Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais da PM e o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal.
Entre as temáticas abordadas estão: Sobrevivência Policial, Atendimento Pré-Hospitalar, Técnicas de Algemação e Imobilização Tática.
Participaram ainda da cerimônia de formatura o Secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi; da Secretária Adjunta, Arméli Brennand; do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo; da Delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia; do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Péricles Venâncio; do Oficial do Corpo de Bombeiros, Raphael Barreto; do Coordenador do CIT, Policial Penal Rafael Bonfim; do Coordenador Adjunto da FTIP, Sirlan Alves; da Presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista; além de representantes das instituições de ensino envolvidas no curso.