Avanços da Infraestrutura do Sistema Prisional: Equipe de Engenharia da Seap visita obras prisionais em Brejo e Timon

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, permanece se destacando positivamente em diversos âmbitos, entre eles a infraestrutura. Tais resultados mostram avanços e investimentos realizados no sistema prisional, que visam melhorias e fortalecimento da segurança em todo o Maranhão.
Nesse sentido, o Secretário Adjunto de Manutenção e Engenharia Penitenciária, Francisco Barradas e equipe, realizaram uma inspeção técnica em duas obras prisionais que estão em andamento no estado.
_.jpeg)
Na cidade de Timon, foi possível acompanhar o andamento da construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) no município. Vale destacar que a obra será a primeira APAC do Brasil a ser totalmente construída com recurso federal. O convênio para implantação do Centro tem como objetivo a implantação de serviços penais e assistência à saúde, jurídica, educacional, social e frentes de trabalho.
A iniciativa é fruto do Projeto Ressocializa, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que escolheu o Maranhão para ser o primeiro estado a receber os investimentos, graças aos avanços, indicadores e resultados extremamente positivos alcançados pelo estado na implantação de políticas penitenciárias, promovendo assim a ressocialização e mudança de vida.
Já na cidade de Brejo, o Secretário Adjunto da SAMEP e sua equipe de Engenharia, bem como os Analistas Técnicos do SENAPPEN acompanharam pela primeira vez os Serviços Remanescentes da Unidade Prisional do município, com o intuito de gerir e fiscalizar os projetos básicos e toda execução da obra que se deram a partir do programa de necessidades do estabelecimento prisional, assim como das premissas descritas nas Diretrizes Básicas para arquitetura penal.
_.jpeg)
Com o total de mais de 6 mil m² de área construída, o prédio contará com módulos administrativos, triagem, revista, segurança, saúde, ensino, esportes, tratamento penal, vivência, anexo educacional, dentre outros espaços. Ao todo, serão 306 novas vagas. Além disso, a obra está sendo realizada dentro dos novos padrões da SEAP que visa a qualidade, durabilidade, segurança e estabilidade das edificações penais em todos os seus aspectos.