Incentivo ao trabalho: Unidade Prisional de Viana recebe visita da Sala do Empreendedor Sebrae
Despertar e estimular o empreendedorismo nos recuperandos que estão cumprindo pena é uma ação importante no processo de ressocialização. Isso porque direciona esforços para a redução das desigualdades sociais por meio do trabalho, gerando mudança de vida através do aprendizado de uma nova profissão e possibilitando um retorno digno à sociedade.
Nesse contexto, a Unidade Prisional de Ressocialização de Viana recebeu nesta quarta-feira (04), a visita da Sala do Empreendedor, ação da Prefeitura Municipal da cidade em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O objetivo da visita foi conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos de forma humanizada e de ressocialização dos apenados, em especial a fabricação de sacolas ecológicas produzidas pelos internos, utilizando os sacos de cimento, que são utilizados nas fábricas de blocos instaladas na unidade.
Estiveram presentes durante a visita, a agente de desenvolvimento da sala do empreendedor; Evila Cristina, o gerente regional do SEBRAE de Santa Inês; Maurício Leal, o analista do SEBRAE; Daniel Silva e a consultora SEBRAE; Cassia Freitas.

Para a agente de desenvolvimento da sala do empreendedor, Evila Cristina, a transformação é necessária para uma mudança na vida, principalmente para quem está cumprindo pena. “Visita muito importante e produtiva, onde debatemos sobre o grande potencial de mercado para esta produção, bem como a possibilidade de qualificação dos internos para desenvolver atividades empreendedoras, enquanto egresso do sistema prisional”, explicou.
“Nós queremos dar a oportunidade para que façam escolhas certas. Isso permite que eles pensem em crescer e melhorar, tendo assim uma outra perspectiva de vida. Dessa forma, nós incentivamos práticas como a educação e o trabalho, justamente para que eles e suas famílias tenham condições e mais qualidade de vida, evitando assim o retorno ao mundo do crime.”, comenta o Secretário da Seap, Murilo Andrade.
Fonte: Asscom Seap, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Viana